domingo, 25 de abril de 2010

Inaugurações não aconteceram


 Distrito Federal
OBRAS
RONALD GUIDO
As fortes chuvas dos últimos dias dificultaram os trabalhos de pinturas e ipermeabilizações
Outras obras importantes como a reforma da Praça dos Três Poderes e do Clube do Choro, a revitalização da fonte luminosa vão precisar de mais tempo para ficarem prontas
25/04/2010 11h50
Priscila Rangel
priscilarangel@jornalalobrasilia.com.br
A inauguração das principais obras prometidas pelo governo para as comemorações do Aniversário de Brasília não aconteceu, porque não foram concluídas dentro do prazo. Tanto as fortes chuvas que assolaram a capital nos últimos meses, quanto as mudanças frequentes de governador e secretários de Estado são apontados como as razões dos atrasos. Apenas a Catedral estava pronta parcialmente, conforme prometido, mas outras obras importantes como a reforma da Praça dos Três Poderes e do Clube do Choro, a revitalização da fonte luminosa, a construção da feira de artesanato da Torre, vão  precisar de mais tempo para ficarem prontas.
 A Catedral, um dos principais símbolos turísticos da cidade, ficou parcialmente pronta para o aniversário de Brasília, mas os visitantes só puderam vê-la pelo lado de fora porque a abertura oficial ficou marcada para a quinta-feira (22). O piso da Catedral já está polido , o batistério e os pilares pintados, os anjos já foram recuperados e içados vários módulos de vitrais, dos 16, já foram colocados. De acordo com os responsáveis pela obra, as fortes chuvas dos últimos dias dificultaram  os trabalhos de pinturas e impermeabilizações.
 O Secretário de Obras, Jaime Alarcão, havia prometido que a Catedral estaria reaberta a partir do dia 21. “ A obra completa só deve terminar em julho, mas para o aniversário da cidade a lona vai ser retirada e os fiéis, visitantes e turistas poderão entrar”, disse. O engenheiro responsável pela obra, João Lopes, explicou que apesar da chuvas, a obra seria entregue em duas etapas. A primeira no aniversário de Brasília e a segunda dentro de poucos meses. Toda a restauração interna está pronta. Isso inclui a substituição dos vidros externos, restauração dos mármores, granitos e anjos, pintura interna, 50% da colocação dos vitrais, vindos da Alemanha, e implementação do novo sistema de acionamento dos sinos.
 Durante a segunda etapa serão recuperados o espelho d’água  e o campanário, que ficam do lado de fora do monumento. Além disso, será realizada uma ampliação da sacristia e construção de uma nova capela. A Petrobrás patrocinou a primeira etapa da reforma, junto com o GDF,  e vai arcar também com todas as despesas da segunda, que começam agora, após o aniversário da cidade.
Da Redação do Jornal Alô Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário