domingo, 25 de abril de 2010

Moradores de Sobradinho reclamam do atraso nas obras da BR-020


Atualizado em: Sábado, 24/04/2010 às 11:28:37


Moradores de Sobradinho reclamam da demora na conclusão das obras de restauração e duplicação de trechos da BR-20, rodovia federal que liga Brasília a Fortaleza. Iniciada no final de 2007, a obra era prevista para acabar em 350 dias. Depois de mais de dois anos, os desvios na pista continuam sendo um transtorno para os cerca de  50 mil motoristas que transitam pelo local diariamente.
São  dois os trechos com maior retenção de veículos. Um fica  próximo ao Colorado e, o outro,  na altura do Condomínio Morada dos Nobres. André dos Santos é porteiro do Condomínio e afirma que o trânsito piorou muito desde o início das obras. "Nos horários de pico, fica tudo parado. De manhã, o congestionamento começa às 6h30 e, se tiver qualquer acidente, vai até as 10h".
Como, pela manhã, o fluxo de carros é muito intenso no sentido Sobradinho/Plano Piloto, os desvios formam verdadeiros  gargalos. O fato, entretanto, é tratado com naturalidade pelo administrador regional de Sobradinho, Alexandre Yanez. "Toda obra cria um transtorno momentâneo. Mas esses desvios foram feitos para poder construir um viaduto que, quando concluído,  será totalmente benéfico", argumenta 
Mas não são somente os motoristas que sofrem com a pista. No local onde ainda só é possível encontrar a   terra mexida para a construção do terceiro viaduto, homens e mulheres se aventuram no desafio de cruzar os dois sentidos da via para chegar ao ponto de ônibus. Mas se engana quem pensa que o perigo acaba quando os pés se fixam embaixo da parada. É  bem na sinuosa curva do desvio que se encontra o ponto de ônibus, na altura do Condomínio Vivendas Serranas.
  Orçada em R$ 73,8 milhões, a obra visa melhorar o tráfego na rodovia responsável por ligar  cidades, como Sobradinho e Planaltina, ao Plano Piloto. Além do tráfego urbano, a via recebe um grande volume de veículos vindos das regiões Norte e Nordeste, com destino a outras regiões do País.
  
  As obras   iniciam no balão do Colorado e vão até Formosa (GO), totalizando 43 quilômetros. Entre o balão do Colorado (km 0) e a  saída norte de Sobradinho (km 9) era prevista a construção de três viadutos, mas apenas dois foram concluídos. Uma empresa contratada é responsável pela obra sob supervisão do DER-DF.
 
LEIA MAIS NO JORNAL DE BRASÍLIA

Fonte: Da redação do clicabrasilia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário