sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Templo da Boa Vontade completa duas décadas

ANIVERSÁRIO »O Templo da Boa Vontade, uma das edificações mais bonitas e visitadas de Brasília, completa duas décadas de existência no próximo dia 21

Adriana Bernardes

Publicação: 25/09/2009 07:10 Atualização: 25/09/2009 08:26

Megumi Ishikawa e Frank Zupnek sempre visitam o templo. Parte que mais agrada o casal é a galeria de artes - (Fotos: Rafael Ohana/CB/D.A Press   )
Megumi Ishikawa e Frank Zupnek sempre visitam o templo. Parte que mais agrada o casal é a galeria de artes
A primeira vez que a babá Maria das Graças Barbosa de Paula, 27 anos, moradora de Taguatinga Sul, viu as sete faces da pirâmide do Templo da Boa Vontade, na 915 Sul, ficou impressionada. Ontem, ela conheceu o monumento por dentro. E ficou sem palavras ao percorrer o espiral que culmina exatamente no centro da nave principal, de onde se avista no teto um enorme cristal. “Quando entrei, senti um frio subindo pelas minhas pernas. Nunca vi nada parecido. Vim do Maranhão e nossa cultura é bem diferente”, comparou.

A nave principal apenas dá as boas vindas ao visitante. A música suave, os raios de sol que invadem o salão de forma arredondada e a simplicidade proporcionam uma sensação de tranquilidade. Mas esse e apenas o começo de uma viagem ao encontro de si mesmo e com o Criador, seja lá qual for o nome que se dê a Ele. Até porque, o Templo da Vontade nasceu do sonho de um homem que queria a união povos, independentemente do religião, cor ou condição social.

À direita da entrada principal, o visitante pode descansar em sofás num ambiente decorado com esculturas egípcias e encontra uma lojinha com artigos de mesma origem. Mas essa imagem é apenas uma leve referência ao que ele encontra no subsolo. Para entrar é preciso pagar R$ 2 e colocar uma sapatilha de pano fornecida pelo templo.

Maria das Graças: impressionada com a imponência do monumento - ()
Maria das Graças: impressionada com a imponência do monumento
A escadaria conduz à Sala Egípcia. Toda a decoração segue o estilo do Egito Antigo. As paredes são pintadas. Tecidos finos descem do teto e debruçam sobre cadeiras antigas. Tapetes, esculturas e uma réplica do trono de Tutancâmon, um faraó do Egito Antigo que morreu provavelmente na adolescência, também podem ser apreciados. Os sete céus, pintados no teto da sala, é uma atração à parte. Tem céu estrelado, nublado, claro, para todos os gostos.

Os olhares de Megumi Ishikawa, 71 anos, e do marido dela, o artista plástico Frank Zupnek, 87, já estão treinados. As visitas ao templo são frequentes. E o destino é sempre o mesmo: a galeria de arte, considerada um dos maiores centros culturais de Brasília. Os quase 600 metros quadrados abrigam obras de artistas do mundo todo. Em uma das paredes, um painel doado pelo artista Athos Bulcão. Os jardins e uma fonte de água mineral energizada completam o cenário.

A técnica em informática Angélica Rodrigues, 32 anos, e a irmã Cristiane Fontes, 36, que mora do Rio de Janeiro, visitaram o templo, ontem, pela primeira vez. “O que mais chama a atenção é a paz aqui dentro”, disse Angélica. “Se a pirâmide (1)fosse de cristal, seria parecida com aquela que existe no Museu do Louvre, em Paris”, comparou Cristiane.

Comemoração
Em 21 de outubro, o Templo da Boa Vontade completa duas décadas de existência. É um dos monumentos mais visitados da capital do país (veja quadro). Segundo o Convention & Visitors Bureau em Brasília, de janeiro até 31 de agosto último, o templo recebeu 652.082 pessoas. O aniversário de 20 anos será marcado por uma série de eventos. O primeiro deles será na próxima quarta-feira, a partir das 22h, com uma vigília indígena. Logo depois, o Coral Ecumênico do Templo da Boa Vontade se apresenta e, em seguida, haverá a solenidade de abertura das comemorações.

Para o administrador do templo, Paulo Medeiros, os 20 anos do monumento são uma grande conquista para a humanidade. “É um ambiente de confraternização que independe de religião, da cor ou da condição social. Aqui ninguém sofre qualquer tipo de discriminação”, destacou. Medeiros lembrou ainda que o templo surgiu para unir as pessoas, a política, a ciência, a cultura e a arte em um só espaço. “E principalmente, unir a criatura ao Criador”, disse.

O destaque das festividades em Brasília será no dia 24, quando Paiva Neto, fundador do templo e diretor-presidente da Legião da Boa Vontade, fará uma prece especial pelo fortalecimento das famílias no Brasil e no mundo. O momento ds oração está marcado para as 16h. Toda a programação pode ser consultada no site www.tbv.com.br .

Cristal puro
A pirâmide tem sete faces, 21m de altura e 28m de diâmetro. No cume, tem um cristal puro, extraído em Cristalina (GO).

Nenhum comentário:

Postar um comentário