quarta-feira, 2 de setembro de 2009

EPTG

TRIBUNA DO BRASIL

02/09/09

Construção de viaduto gera desvio na EPTG

Mudança no tráfego será mantida por quatro meses, até a conclusão da obra

O trânsito na via expressa da Estrada Parque Taguatinga (EPTG) – sentido Plano Piloto-Taguatinga – na altura do Jóquei Clube, será desviado para marginal norte, numa extensão de 400 metros, a partir de hoje. No sentido contrário, Taguatinga-Plano Piloto, na mesma altura, o tráfego será desviado da via expressa sul para via expressa norte, descendo pela contramão.

De acordo com informações da Secretaria de Transportes do DF (Setrans), a mudança tem por objetivo o início da construção do viaduto da Estrada Parque Vale (EPVL). Toda região estará sinalizada e permanecerá assim por aproximadamente quatro meses, durante as obras do viaduto. Não haverá maiores congestionamentos no local, visto que continuará tendo três faixas de rolamento de cada lado.

A chamada Linha Verde visa desafogar o fluxo de carros na cidade. O primeiro trecho da obra, que integra o programa Brasília Integrada, começa no início da EPTG e vai até o início da Estrada Parque Indústrias Gráficas (EPIG). A ampliação do trecho de 12,7 quilômetros, que teve início no final de abril deste ano, descongestionará intenso fluxo de carros existentes no local. O prazo de entrega definido é dia 21 de abril de 2010.

A obra, orçada em R$ 244 milhões, constituirá na construção de cinco viadutos, duas marginais, corredores exclusivos para ônibus, 17 estações de passageiros, bicicletário e ciclovias. O primeiro viaduto será na entrada de Águas Claras e Vicente Pires. O próximo, na área de acesso ao Jóquei Clube. O terceiro será construído no acesso ao Guará, seguido de outro nas proximidades do Setor de Indústrias e Abastecimento (SIA). O último previsto no projeto será na Epia.

As novas marginais, os corredores destinados aos ônibus, feitos de concreto e em tonalidade diferente da massa asfáltica, somados às faixas já existentes, ampliarão o fluxo de carros e darão ao motorista a possibilidade de cinco faixas em cada sentido, quatro para os carros particulares e uma para o transporte coletivo. Nas marginais circularão somente os micro-ônibus que farão a ligação entre as cidades. Paralelo a estas mudanças, o GDF fará campanha para incentivar o uso do transporte público, principalmente o metrô.

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