terça-feira, 29 de setembro de 2009

Táxis

Brasília toda verde e amarela
(29/09/2009 - 08:03)

JORNAL DE BRASÍLIA

29/09/09

Brasília toda verde e amarela

Carros ganham pintura nova, mas categoria não aprova medida

Gabriela Borelli

gabriela. borelli@ jornaldebra silia. com. br

Às vésperas do aniversário de 50 anos e contando os dias para a Copa de 2014, Brasília começa a ficar mais verde e amarela. É que desde a semana passada os táxis da cidade começaram a ser plotados com faixas das cores brasileiras. As faixas ajudam a identificar os veículos, além de estabelecer uma identidade visual para o serviço. A mudança, estabelecida pela Secretaria de Transporte do DF, está sendo aplaudida pela população.

Os taxistas, no entanto, alegam insatisfação com a medida. Apesar de todo o planejamento da capital federal, a frota de táxi apresentava uma das piores identificações visuais. Desde o ano passado, uma série de medidas está sendo apresentada e adotada pelos motoristas. A intenção é padronizar o serviço. "Em qualquer lugar do mundo, os táxis têm uma cor diferenciada. Aqui não podia ser diferente", ressaltou o secretário de Transportes, Alberto Fraga.

As primeiras mudanças adotadas foram a padronização das cores dos carros, que devem ser branco, cinza ou prata. Segundo a secretaria, 90% da frota já atendeu a essa recomendação. Desses, 60% dos carros são prata. Além disso, os veículos devem ter quatro portas, ar-condicionado, no máximo seis anos de vida e ser do tipo sedan, com porta-malas de 290 litros. "O táxi é um serviço público e o veículo deve ter um mínimo de conforto", pontuou Fraga.

Os motoristas também passaram por uma repaginação. Desde o ano passado, eles devem trajar esporte fino e manter a aparência pessoal adequada. Em junho desse ano, 63 desses motoristas se formaram em um curso de inglês. A ideia é que todos os taxistas do DF procurem o serviço disponibilizado pela secretaria.

A recomendação mais recente, estabelecida por decreto, é a nova programação visual da frota de Brasília. "O design é bonito e foi aprovado pela população", comentou o secretário de Transportes. Segundo ele, pesquisas mostram que a identificação da frota registra 97% de aceitação da comunidade.

No dia 1º de outubro a plotagem começa a valer de verdade. Mas, desde a semana passada, o serviço já é oferecido para os motoristas. Até a tarde de ontem, 820 taxistas tinham comparecido espontaneamente ao serviço de plotagem. Os carros identificados e que atenderem corretamente às solicitações da secretaria receberão o Selo Brasília, que permitirá que o veículo circule pelo Aeroporto e pelo Plano Piloto.

SAIBA +

Para ter o Selo Brasília, o veículo deve ter no máximo seis anos. Deve ter quatro portas e ar condicionado. Ter capacidade mínima do porta-malas de 290 litros. Deve ter cores branca, cinza claro ou prata. Deve ter a programação visual definida pela Secretaria de Estado de Transportes . O motorista deve trajar esporte fino e manter aparência pessoal adequada.

Motoristas reclamam

Apesar de todos os esforços da Secretaria de Transportes para atender aos pedidos dos taxistas, a classe não esconde a insatisfação com as novas exigências.

"A gente cumpre mas não quer dizer que estamos concordando. Já que teria que fazer isso mais cedo ou mais tarde, achei melhor fazer logo. Me livro, pelo menos, das filas", ressaltou Aldenir dos Santos. Taxista há dez anos, ele tem uma série de considerações sobre o decreto. "Concordo com todas as outras medidas, como carro novo e boa aparência", defende. Mas, segundo ele, a categoria não foi ouvida em relação ao decreto. Os colegas concordam com Aldenir.

"A gente já vai ter um prejuízo com a pintura do carro. O adesivo estraga o veículo e para arrumar não sai por menos de R$ 3 mil", reclamou Edson Estevam da Silva Filho, 34 anos e há quatro na profissão. Ele também alega que as faixas chamam mais atenção do que deviam. "É perigoso para nós que trabalhamos de madrugada", pontua.

O Sindicato dos Permissionários e Motoristas Auxiliares de Táxi do DF (Sinpetaxi) alega que o decreto da nova programação visual foi imposto sem uma posição da classe.

Segundo a presidente, Maria do Bonfim Pereira, os carros já seguem as cores padronizadas, que é uma forma de identidade visual.

ENQUETE

O que você acha da nova identidade visual para os táxis da cidade?

"Eu vejo com bons olhos a padronização. É uma medida muito boa para poder identificar pelas ruas os carros que prestam o serviço" Albino Teixeira, 52 anos, bancário

"Gostei muito das faixas verde e amarelo. Acho muito importante esse tipo de identificação. Torna o serviço mais ágil e mais rápido"Solange Alexandre dos Santos Oliveira, 43 anos, secretaria- executiva

"Acho interessante. Em outras cidades, como Porto Alegre, já é assim. É bom para que os aproveitadores não façam uso errado da lei que dá benefícios aos motoristas" Alaor Pereira, 45 anos, bancário

"Com as faixas, os carros ficam bem identificados. Só as placas deixam a identificação confusa. A sinalização é pequena e escondida" Claudione Nogueira, 35anos, vendedora

Um comentário:

  1. Ja que o Praga, ops, quer dizer Fraga acha tão bonito essas faixas, porque nao prega elas no carro dele.
    Esse merda fala muito e borracha, e outra, me mostrem um passageiro que more no DF, trabalhamos 100% com passageiros de fora, e mais, geralmente sao empresarios ou autoridades que estao dando prioridade as locadoras pois os carros sao descaracterizados, o GDF esta acabando com um serviço importantissimo para todos, veremos se eles vao achar bonito depois de 8 anos a frota toda velha e acabada de novo, pois a lei nos garante utilizar o veiculo por todo esse tempo, meus parabens governo de meeeeeeeeeeerda

    ResponderExcluir