segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Jardim Botânico

Jardim Botânico comemora cinco anos de existência como região administrativa

Raphael Veleda

Publicação: 31/08/2009 08:40 Atualização: 31/08/2009 10:03


É tempo de festa nas condomínios do Jardim Botânico, mas os moradores já se acostumaram a corrigir quem chama assim a região. "É Cidade Jardim Botânico", sublinha a publicitária Amanda Carrara, 34 anos, seis deles vividos no Condomínio Belvedere Green. E uma cidade que, amanhã, completa cinco anos de existência, a Região Administrativa XXVII. As comemorações incluem um café da manhã na Administração Regional, à partir das 10h, seguida de uma apresentação do coral Todas as Vozes, formado por 40 crianças. Sábado tem churrasco para fechar a festa.

Os 35 mil moradores que a área abriga hoje chegaram aos poucos, fugindo dos altos preços cobrados na última década pela moradia de classe média. Formaram o que hoje são 32 condomínios que cresceram com a pecha de irregulares, mas hoje trilham o caminho rumo à legalidade. Hoje, o Jardim Botânico conta com a estrutura de uma cidade, com paradas de ônibus, comércio variado e serviços. %u201CLembro que passei anos sem poder pedir uma pizza em casa%u201D, conta a arquiteta Dirce Amaral Soares, 37. %u201CHoje posso ir ao shopping perto de casa, pedir coisas como gás e água. As coisas melhoraram muito", comenta ela, que chegou em 2002 na região. "Não conseguíamos mais arcar com o aluguel no Plano Piloto e optamos por vir para cá por causa da proximidade e do preço. Além disso, sempre quis morar em uma casa grande", conta a mãe de quatro filhos.

Chegar aos condomínios, atualmente, é relativamente fácil. "Mas durante muito tempo não teve ônibus. Eu tinha que buscar meus filhos na escola ou onde fossem. Hoje temos estrutura", comemora o motorista Fernando Assis, 40.

Nem tudo, porém, são flores. "Acho que algo que falta é escola. Cheguei aqui há 10 anos e meus três filhos sempre tiveram que estudar longe", reclama a comerciante Sônia Pereira de Souza, 43. "Mas o que vim buscar no Jardim Botânico, que é a tranquilidade, encontrei", avalia. "Quando cheguei, não tinha asfalto na minha rua e o comércio quase não existia. Quando tinha que fazer compras, ia até São Sebastião. Mas eu vi as coisas melhorarem. As lojas foram abrindo. Padaria, mercado. Hoje eu consigo resolver quase tudo da minha vida perto de casa e isso é ótimo", comemora ainda.

Ontem teve apresentação de caratê e roda de capoeira na administração para abrir as comemorações. Amanhã, que é o dia do aniversário da fundação da cidade, além do café da manhã e da apresentação do coral, a comunidade poderá assistir a uma apresentação da banda do Corpo de Bombeiros e dos cães adestrados da Polícia Militar. Sábado haverá uma feira de artesanato ao lado da Feira do Produtor e um grande churrasco na Chácara Aruanda (Avenida do Sol, ao lado do Condomínio Jardim Botânico V) à partir do meio-dia.

EU ACHO
Que o Jardim Botânico é o melhor lugar que tem em Brasília para se morar. Estou aqui há
 - ()
quase 10 anos e encontrei o que vim buscar, a tranquilidade. Quando cheguei, não tinha asfalto na minha rua e o comércio quase não existia. Quando tinha que fazer compras, ia até São Sebastião. Mas eu vi as coisas melhorarem. As lojas foram abrindo. Padaria, mercado. Hoje eu consigo resolver quase tudo da minha vida perto de casa e isso é ótimo. A única coisa que eu acho que falta são escolas aqui na região. Tenho três filhos e todos estudam longe.
Sônia Pereira de Souza, 43, comerciante

Nenhum comentário:

Postar um comentário